Capítulo Cinquenta e Sete

Ambientes para Insatisfeitos (ou Reduto da Consciência)


Costumes pop, atos de apelo público, desvalorização do conteúdo… A popularização da internet criou costumes que valorizam o alcance repercussivo ao nivelamento de pontos de vista, coisa que torna a internet, cada vez mais imediatista

Fonte: Info/Abril Confesso que resisti e muito para me integrar nesse mundo onde comentários são lançados, lidos por não sei quantas pessoas e depois descartados pelo correrm do tempo, nossos breves pitacos do Twitter. Serve como terapia, disse uma vez a uma estimada colega; e a outra, uma definição deveras interessante, dada a uma colega em especial, resume e sintetiza o uso excessivo desta ferramenta sem uso direcionado: “Twitter é uma amnésia dinâmica.”, cuja resposta, nunca irei me esquecer:

“Twitter é o instante já do desperdício.”

Devemos considerá-lo assim?

Mas esta não é a questão. A questão é saber o que, neste mundo, é aproveitável no sentido mais erudito da palavra “cultura”. E isso só encontramos, para algumas mentes irriquietas, em um único lugar: a universidade.

E por que não? Na universidade você aprende a eliminar certos preconceitos à vida, afinal, você descobre, por exemplo, que o mundo não deve necessariamente terminar na plena evangelização cristã da população, descobre que existem jovens idealistas ávidos pela equalização financeira do mundo, e que a possibilidade de livre-escolha no conduzir seu curso superior lhe permite perceber o quanto você deveria valorizar aquele período dito chato do ensino básico, sobretudo aquele seu professor exigente de Filosofia.

Assim, o templo universitário é um sacrário das mudanças que devem ocorrer em nossa vida. Afinal, diz um tosco, porém sincero filósofo anônimo, que “a necessidade faz a ocasião”. E é nesse ritmo que quero poder contemplar esse ano vindouro.


Ouvindo... Me la llevo Pa Lo Oscuro: Franco El Gorila ft W&Y (RadioActitud.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s