Resenhas Filosóficas: Seis

Homem e Estado Sob Dois Eixos

Capa de livroResumo de livro. Fonte:

Email Platão;

A República

ISBN 85-7232-398-8

Ed. Martin Claret, 2001


Email Ibiúna, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tomando como base estrutural a reunião entre colegas e um rival, centrados no pensamento filosófico, incumbido pelo autor a Sócrates, o livro versa sobre questões relativas ao Homem – e a Mulher ganha determinado espaço, proposto em termos pela discussão –, ao Estado e ao Mundo constituído da matéria sensível e da matéria ideal. O platonismo deste conceito apresentado, geraria muitos problemas dentre os mais céticos, e esta distância, apesar daqui ser dita o contrário, seria inatingível até o advento do racionalismo.

Constituído superficialmente de normas regulamentadoras cujos valores em tempos presentes tornam-se arcaicos, o autor desenvolveu um modo de agir numa sociedade, do qual cada um ocupa-se do que é melhor para o geral receber pelo esforço individual. A isso, atrela-se a questão fundamental, posta em voga pelos seus contemporâneos, como o ser e o não-ser justo. Sendo esta a discussão primeira, posta pelo embate das idéias socráticas com as premissas sofistas e interesseiras, vencendo a primeira por meio do bom uso do motor dialético humanístico – cujo volteio poderia ser abreviado, se a questão em embasasse nos moldes de constituição filosófica catesiana, abrangente e eliminada de possíveis empecilhos.

Por fim, dentre outras discussões abertas e encadeadas dentro das condições oferecidas pelo momento, o autor consta a Alegoria da Caverna, que bem nos faz a refletir em que, postos numa inusitada situação nova, tomemos plena ciência antes de especularmos nossas impressões.

Pesando todo um histórico filosófico, a intensa sugestão desta obra como prática de leitura proporciona um bom ambiente para tomar conhecimento da filosofia irmã, da que contesta no princípio da modernidade e na refutação da reação hegeliana. Mas consta-se que Platão versou sobre uma honrosa amplitude de conceitos, dos quais poucos filósofos fogem à regra.

Estrutura: LâmpadaLâmpadaLâmpadaLâmpada e ½

Clareza: Boca abertaBoca abertaBoca abertaBoca aberta e ½

Conteúdo contestativo: BravoBravo

Avaliação Final: EstrelaEstrelaEstrelaEstrela


Ouvindo... PerreoRadio.com @ internet

Publicado por Potingatu

Bacharel e Licenciado em Língua Portuguesa (2010-7), FFLCH / FEUSP. Aspirante-a-mestre-acadêmico não-qualificado em Filología e Estudos do Discurso em L. P. (idem, 2017-8). Pesquisador juramentado diante do MCTI de Marcos Pontes e com préstimos ao 🇧🇷. Sigamos!

%d blogueiros gostam disto: