Beach Boys
Pet Sounds
[Capitol, estúdio]
E há, também, comunidade internética, aqueles álbuns que você adquire por ter adquirido outro cuja história muito tem a ver com ele. E com esse não foi propriamente por qualquer outro trabalho deles, mas por uma velha história conhecida do mundo musical internacional, chamada pelo que vos escreve como a Disputa Criativa Musical.
Essa típica historinha que, vez por outras é contada pelas MTVs da vida, fala de uma certa banda inglesa que lançou Rubber Soul, trabalho este que deixou Brian Wilson perplexo e obstinado a trabalhar algo mais elaborado. O resultado é esta criança. Conforme a certa banda inglesa verificou o material, um certo Paul pensou [mas talvez nunca tenha dito]: "Caralho, era justamente o que eu queria ter feito na vida… Aah!!! Vou fazer melhor!" E assim surgiu um certo Sgt. Pepper’s…
E, como se não bastasse, essa história prosseguiria por mais quase quarenta anos após, mas a superação da superação da superação não seria tão efetiva quanto se pensava. Mas isto é ocasião para comentários futuros [pois quem vos fala também tem esse álbum!].
Enfim, embora eu não lembrasse as ocasiões que me levaram a adquirir este álbum [que, certeiramente, não foi das costumeiras pechinchas de sempre], posso dizer que, em certas ocasiões, as canções contidas neles fazem valer os altos custos.
Setlist
Vale lembrar, por antecipação, que o álbum comentado possui 27 faixas, das quais as treze primeiras constituem o álbum original em si. A 14ª, uma faixa refeita; e as seguintes, as treze primeiras organizadas em modo Estéreo, das quais algumas não permaneceram fiéis ao conteúdo original. Será descrito ao final de cada faixa a qual a versão auditada, se a Mono ou a Estéreo, com exceção da última.
- Wouldn’t It Be Nice: bom princípio. A grandiosidade do álbum se apresenta latente pelo refrão [Estéreo].
You Still Believe In Me: os ecos e o clima de canção de ninar apresentam uma das maiores odisséias em se tratando de produção [Mono].
- That’s Not Me: os instrumentos pouco ortodoxos como a guitarra de doze cordas garantem um trabalho que tende mais aos clássicos que aos populares, sendo, mesmo assim, popular [Estéreo].
- Don’t Talk (Put Your Head On My Shoulder): talvez a que menos combine com o conjunto, por apresentar-se muito triste e ser pobre instrumentalmente [Estéreo].
- I’m Waiting For The Day: a apoteótica entrada e o contraste com as parcelas letradas reergue o álbum do clima tenso da canção anterior [Estéreo].
- Let’s Go Away For Awhile: dá vontade de se viver na época em que estas canções foram gravadas, justamente por este instrumental [Estéreo].
- Sloop John B: a tradicional canção na voz dos rapazes remete aos primórdios deles na música [Estéreo].
- God Only Knows: uma canção onde se evidencia as diferentes nuancias tonais para compor uma atmosfera corrente [Estéreo].
- I Know There’s An Answer: os sopros, a percussão e a entonação vocal alegre combinam muito bem [Estéreo].
- Here Today: embora pareça uma jogada de risco no princípio, os vocais e o conjunto musical fazem ganhar o trabalho final [Estéreo].
- I Just Wasn’t Made For These Times: uma das que possuem mais apelo psicodélico pelo famoso e temido Teremim, das que possuem maior grandiosidade e com trabalhos vocais mais bem elaborados [Estéreo].
- Pet Sounds: o nome diz muito, mas vamos complementar… Um instrumental complexo e rico, que soa muito bem nesta versão [Estéreo].
- Caroline No: a melancolia sensível desta canção bem marcada com instrumentos pouco ortodoxos encerra a concepção do trabalho original, com direito a recortes sonoros no final [Estéreo].
- Hang On To Your Ego: afora algumas modificações no refrão, as mesmas considerações da 9ª.
Odisséia Musical?
Um trabalho que dá gosto de ouvir sempre.
E eu não pulei Carnaval, não…
Beach Boys: Let’s Go Away for Awhile