Bob Dylan
MTV Unplugged
[Columbia/Sony, acústico ao vivo]
Outro dos muitos aritstas interessantes ao qual fiz questão de conhecer era Bob Dylan. Falava-se muito do trovador do rock, de suas peripécias líricas e, obviamente, tinha um grande apreço pela Knockin’…, composição sua, à voz do Guns ‘N Roses.
Quis conferir então o material que, não muito diferente de outros, estava em preço promocional. Ainda mais porque, em se tratando de folk, uma viola combina muito bem.
Realmente falando, ocasião especial para a aquisição deste álbum não foi muito clarividente, de tal forma que o mesmo acabou por passar batido em minha concepção. Talvez eu ainda não tenha a paciência dos acordes músico-populares-ianques bem desenvolvida.
Mas este foi um dos álbuns definitivos para que meu gosto por gaitas – as eruditamente chamadas harmônicas – fosse consagrado.
Setlist
- Tombstone Blues: como a própria música diz, é um bom blues. E a voz de bêbado é ainda mais cômica.
- Shooting Star: o clima de teclados é legal [ué… não era acústico, sem elétricos?]. E a gaita, então?
All Along The Watchtower: a história mostra o caráter maduro de um dos maiores compositores do folk rock. A platéia responde por si só.
- The Times They Are A-Changin’: na época, o marco do verdadeiro protesto inteligente, ainda no puro folk. Hoje, um clássico.
- John Brown: talvez um elo entre o folk rock e o country?
- Desolation Row: uma trovada extensa, mas não por isso maçante.
- Rainy Day Women # 12 & 35: as toadas de blues sobressaem o mesmo vocal embriagado de sempre.
- Love Minus Zero / No Limit: a canção de cunho mais romântico de todo o álbum. Um clima zen permeia toda a canção. E a platéia também [não, esta não dorme].
- Dignity: para quebrar o clima de paz, algo mais animado.
- Knockin’ On Heaven’s Door: a canção mais conhecida entre os hardies; a expurga-males; a que causa mais indignação poética; a mais (…) [e a que trouxe o sujeito que vos fala ao mundo do rock].
- Like A Rolling Stone: é canção ou poesia? Bom, em se tratando de Dylan, podemos considerar ambas as opções. Ainda mais pela efusividade da platéia.
- With God On Our Side: a notável canção-protesto implica num clima de reflexão acerca do futuro, previsto desde décadas de ouro. Os aplausos são de respeito a um músico ativista.
E a voz de bebum?
Foi superada pelo conteúdo das canções.