Surpresas Eleitorais

"Deu zebra"

Candidato com uma campanha financeiramente modesta subverte todas as regras do marketing político, elegendo-se em uma cidade do interior


Quem esperava que o candidato eleito fosse um dos que promovem grandes eventos durante sua campanha, contem com o forte apoio de candidatos a vereadores e grandes coligações ou do apoio da atual administração em Ibiúna, interior de São Paulo, foi surpreendido após as apurações das seções que compõem o município, às 00:24 da segunda-feira após a eleição. Liderando desde a primeira apuração parcial, Coronel Darcy (PSB) obtém 39.46% dos votos válidos. João Mello (DEM), 30.65% válidos. Nélio Leite, candidato da situação (PTB), 28.40% e Zé Luís do Recreio (PSDB), 1.49%.

Especula-se que o diferencial da campanha da coligação PSB com PV, em promover caminhadas, e não carreatas – ato que foi "imitado" pelos outros candidatos – e o contato mais próximo do candidato com o eleitorado em reuniões mais casuais tenha somado boa popularidade ao candidato do PSB. Soma-se a isso a ausência do candidato do PTB no último debate promovido na cidade antes da eleição e o fato do candidato do DEM ter o apoio das forças tradicionais da política local, acredita-se que o eleitorado mais jovem tenha optado por uma força política ainda não experimentada na cidade.

Na segunda-feira, ainda era possível ver o candidato eleito fazendo uma refeição numa das principais padarias da cidade e recebendo os cumprimentos das pessoas que souberam os resultados de antemão.

No dia seguinte ao da eleição, soube-se também quem irá compor a força política do legislativo. Cinco dos dez vereadores possuem experiência no cargo. Nenhum deles pertence à coligação entre PSB e PV.

  1. Jair Marmelo (PC do B)
  2. Claudinho do Rosarial (PDT)
  3. Roque do Paruru (DEM)
  4. Paulinho Sasaki (PTB)
  5. Pedrão da Água (PTB)
  6. Prof. Eduardo (PT)
  7. Zé Brasilino (PDT)
  8. Charles (PMN)
  9. Ismael Pereira (PMN)
  10. Jamil (DEM)

E agora?

Coronel Darcy nunca assumiu cargo político em Ibiúna, mas possui experiência administrativa na Aeronáutica. Essa será a sua primeira experiência na vida pública. Esperamos, como ibiunenses, que ela seja participativa, como o subtexto de sua campanha pregava com mensagens conscientizadoras e como era proposto nas reuniões em fase de campanha.

Um dos setores da vida social ibiunense que foi tomado a escanteio nos últimos anos de administração pública é a cultura. Grupos locais [um dos quais este que vos fala participa] sentem carência de um espaço dedicado, com toda a infra-estrutura para a realização de espetáculos de dança, teatro e afins.

Embora o tema "cultura" foi divulgado em termos gerais na campanha de Darcy, existem fontes que asseguram um interesse pessoal do Coronel Darcy em discutir planos em função do reerguimento das máquinas públicas voltadas à cultura e do incentivo às artes.

Para efeito de sugestão, segue adiante um link contendo gravação de uma reunião com um dos candidatos à prefeitura ibiunense e um dos candidatos a vereador. Embora ambos não ascenderam ao poder, valem as sugestões dadas desde os proponentes da reunião (como uma Lei de Fomento ao Teatro) aos próprios candidatos (desenvolver a sensibilidade artística na rede municipal de ensino), assim como propostas indiretamente relacionadas. Vale lembrar que, para garantir idoneidade ao discurso dos candidatos, nenhum trecho do aúdio foi editado, garantindo a fidelidade no seu conteúdo.

Esperamos que essa referência possa ser útil, desde já, para a próxima administração, seja ela executiva, seja legislativa. E que, mais do que a cultura, o todo possa ser beneficiado.

http://cid-75d110b88fb0404b.skydrive.live.com/embedrowdetail.aspx/PropostasEleitorais/PropostasdoscandidatosCaioCoppinieJo%c3%a3oMellosobreCultura.mp3


Ouvindo... Bad Company: Bad Company

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s