Ata Número Dois
Parte integrante do projeto 27L blog-papel
São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006
Oito e vinte e cinco, e estou aqui na USP, ou seja, na capital, minha cidade natal. Troco o óculos – estava usando um para ambientes externos. A consultora Anny Karinna está em reunião, o que talvez me permita escrever aqui uma senhora crônica.
São Paulo, cidade dinâmica, rápida, complicada. Seria estranho dizer que isso é um chamariz, um atrativo; uma relação de concubinação cidade-cidadão de tal modo irreversível, irredutível. Inegavelmente, é uma cidade que de algum modo te agarra pelos pés e não lhe solta mais. Narcotificante, se você mostra-se dependente dela, São Paulo te inebria por toda a sua facilidade de serviços e consumo de bens, duráveis e descartáveis.
Sorte minha não ter toda essa dependência por essa cidade, embora confesso o quanto me sinto ligado por ela. Tenho sim uma visão de São Paulo: o protótipo da USP. Fala-se em tecnologia, fala-se em USP; fala-se em pesquisa, fala-se em USP; fala-se em projetos de ponta, fala-se em USP. A USP em São Paulo… A USP é São Paulo, e Osasco é UNIFIEO.
E minha querida consultora está a me atender às oito e cinquenta e três…
E, se uma cidade é a universidade, somos entâo o quê? Os universitários ou os elementos de pesquisa? [na verdade, dizer cobaia é um desrespeito gigantesco à nossa capacidade de opinião e consciência bastante desenvolvida] Como classificar aqueles que têm verdadeiro espírito universitário de busca da essência do saber? Cada pergunta que se engloba num conceito filosófico bastante desenvolvido, de tal modo que uma simples e curta resposta não demonstra total ciência da problemática.
Mas esse organismo complexo que é São Paulo é uma universidade nacional, pois atua em favor da nação. É o coração matemático da Economia, o coração logístico da distribuição alimentar e o coração ferramental da Medicina, sem falar em outros memoráveis atributos.
Assim é esta tão instigante São Paulo… completa.
[Mas não é aquele banco…]
Nove horas e vinte e dois minutos… A consultora Karinna já está a atender. Qual será seu conselho referente a aquele que vos fala?
[…] Já estando em Osasco, aconselhado: preciso mudar ainda algumas diretrizes.