Causos de Longinqual de Preta Terra

A Gangue dos Buzineiros


car Longinqual é a terra dos exageros. Não bastou o evento de Pequim reunir metade da população frente aos televisores e outros mil no Ninho de Pássaro, o povoado do solo enegrecido ficou atônito e almejou superar esse feito, convocando todos os seus bilhões de habitantes para um evento – digamos – modesto.

A gangue de buzineiros, na verdade, é uma associação de caminhoneiros ligada aos minóricos produtores rurais, que não permitiram que o povoado de Longinqual se tornasse o maior conglomerado urbano do mundo, visto que seu vasto território poderia fazer dela sozinha um centro urbano maior que a Cidade do México. Ela os sustenta, pela necessidade de logística em transportar seus produtos para toda a região, inclusive às Cidades Miúdas que os mais descolados pretoterrenses-longínquos queriam ver em sua localidade.

Vendo um maciço investimento na expansão do distrito industrial, o chefe do oligopólio das terras quis propagar o continuismo do seu império agropecuário local, e para isso se fez de um arcabouço do qual poucos notariam a real razão. [Lógico, os poucos como os que vos conta, escrevem nos seus livros de memórias] A buzinada, como foi chamada, reuniu todos os caminhoneiros locais como carro-chefe e simpáticos ao movimento pró-ruralismo.

É óbvio que nem todos gostaram do panelaço automotivo. Muitos dos comerciantes locais deixaram seus comércios para seguir aquele movimento que percorreu costurando todas as setecentas ruas do conglomerado central da cidade.

Os taxistas, nossos amigos da praça central, perceberam de rápido a necessidade de se porem todos a postos, e de chamar os amigos do descanso ao trabalho. É que, com um trânsito local tão lento, os ônibus foram os mais prejudicados. E para não parecer que tudo os favorecia [esses também registram em seus livros de memórias], decidiram fazer a tarifa-quilômetro pela metade do preço, caracterizando assim um prejuízo simbólico, pois pela fraternidade com os bilhões de moradores que convergeram pela curiosidade, nestes haviam alguns poucos que se sentiram irritados com tal empreitada, pegando e lotando táxis atrás de táxis.

Não muito raro, depois de um dia inteiro percorrendo o centro, o panelaço motorizado acabou. Contabilizando nas praças o movimento, muitos taxistas compartilhavam suas opiniões… A maioria sentia saudades da época do Coronel Dionísio na Associação de Bochas, pois agora, sem o esporte, o pequeno povoado de Longinqual vive pelas suas terras.

Ninguém ainda, neste sublime local, viu sentir o doce aroma do processo industrial. Pensam que ele sempre será à base de farinha e ovos…


Ouvindo... Don Omar: Salio El Sol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s