Renovando as Referências Musicais

Porque o tempo passa e os conceitos mudam

music_notestar Relembre do radar musical anterior clicando aqui.


Renovar, v. tr. dir. Tornar novo; dar aparência de novo a; melhorar; substituir por coisa nova; (…) relembrar; dar novas forças a; v. tr. dir. e ind. reiterar (do lat. renovare).


Fazem dois anos que apresentei publicamente quais são minhas referências musicais, numa divertida analogia cronista.

Hoje, não estou muito afoito a fazer esse comparativo, como tentativa de reciclar o conteúdo. Sendo assim, falo diretamente.

Nesse período, algumas formatações de disco e perdas irrecuperáveis de horas de aquisição de música fizeram com que tratasse da minha biblioteca musical com mais carinho, fazendo regulares bacápes de todo o material.

Assim, tendo todo o cuidado de preencher, o que fosse possível das etiquetas de cada música, cheguei a pouco mais de duas mil em meu acervo, seja álbuns completos ou avulsas.

Por ordem de preferência, irei re-listar os gêneros que encabeçam meu gosto musical (convém dizer que eles não se modificaram muito desde o princípio), na ordem:

  1. Rock’n’Roll, Folk Rock, Alternativo, Hard Rock, Progressivo: contar como o conheci… Quem não ouviu Rock antes? Mas nunca tive uma idéia do gênero. O estopim foi uma matéria da Superinteressante de 2002, com uma analogia do Rock com as linhas de metrô. Corri então para conhecer, pelo menos, uma única amostra de cada banda e cantor ali mencionado. Soma-se também a influência dos amigos de colégio, da inusitada falta de sinal que me levou até a 89 FM – lógico, em seus áureos tempos de Rock. Como qualquer iniciante, passei por Nirvana, Guns’n’Roses, Beatles… Depois, passando a fundo, Bruce Springsteen, Jimi Hendrix, Doors… Cheguei por King Crimson, Lone Justice, Anthrax… Hoje, passo por J. Geils, Hollies, Whitesnake. Citar todas aqui seria estender demais este artigo. Passemos adiante.
  2. Pop: foi meu precursor antes das linhas roqueiras, quando carregava um radinho quase sempre ligado na Jovem Pan FM. Obviamente, fiz e faço um esforço até hoje para que tudo o que já presenciei de pop até hoje, não o faça por modinha.
  3. Reggaeton: coisa nova. Inusitada a história como o conheci. Após uma época difícil, quando venho ligar o rádio depois de tanto tempo – e na Pan -, venho a ouvir Gasolina do Daddy Yankee, e me perguntei: "Que coisa doida é essa?". Passaria batido se não fosse a matéria do Estadão de oito de setembro de 2006. Que evidenciou o gênero da música. Pensei, aturdido, q1ue toda a música convergiria ao Reggaeton. Fissurado nisso, procurei conhecer mais, e aí veio Ivy Queen, Hector Y Tito… Vi em televisão paga clipes com NORE, Nina Sky… E procurando mais recentemente, achei fontes generosas em rádios da internet para nutrir o gênero… E o mais curioso é que uma vez que solidifico o gênero comigo mesmo, ele gradualmente vai sendo evidenciado no âmbito nacional. Veremos….
  4. Eletrônico: quando fiquei sabendo que os industriais alemães do Kraftwerk eram o link entre o Rock Progressivo e o Eletrônico, fiquei surpreso. E mais surpreso depois com o Chemical Brothers… Mas ainda há muitos a conhecer…
  5. MPB: Porque música também ter que ter cunho informacional.
  6. Country: seja o alternativo, ou o tradicional, o estadunidense arrebenta…
  7. Funk-Pop-Batidaço: ou Pancadão… Mas esse prefiro as paródias, e só danço em festas de aniversário só para zoar…

E o resto, cai no conceito… Pouco me toca. Embora haja o Blues, mas este já agrego ao Rock. E o Soul e a Clássica, mas estas ficam de apoio.

Conheça mais um pouco das amostras em Audioteca.

Renovados os votos com a música, fica aqui um abraço para todos. Amanhã, as conquistas literárias.


Ouvindo... Travis: Flowers In The Window

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s