Ética


Ética, s. f. Ciência da moral.

Moral, s. f. Parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo. (do lat. morale)


"Ser ético constitui em ter moral, embora utilize-se esse termo como desígnio para alguém de boa conduta. A moral é um termo-chave, que, em definição léxica parece simples, mas que em tese e prática é muito difícil de ser explicada.

Saber como se portar de maneira idônea perante à sociedade é, via de regra, desejo da massa social. Vivemos em um mundo onde impera uma falsa Ética por parte daqueles que possuem o cajado da administração da sociedade, seja aonde for, e em cada lugar, em um âmbito distinto. Enquanto se vê, no âmbito nacional, uma falsa moral restrita na gestão dos recursos financeiros, fora, vemos o embate entre nações movidos por princípios éticos burgueses e corporativos, ou por fanatismos não-embasados em uma conduta idônea para com as relações globais, ou surgidas no impasse da subjugação da individualidade como nação, coisa oriunda da globalização.

E, diante de exemplos com ausência de Ética, qual o papel do ator em relação à sua conduta moral? Essa é uma questão muito sucinta, pois envolve um fator muito interessante: o ator é um intermédio entre a pessoa com suas crenças, ideologias, condutas e vivências; e uma personagem que tenha esses mesmos quesitos em disparidade. E embora reconheça-se que, no teatro, a vivência da personagem é fictícia, há de se ter muito cuidado em demonstrar sua evolução em cena. Qual será a sua mensagem implícita em seu comportamento ao público? Como essa mensagem despertará um consenso ético e um senso crítico adequado à situação? São questões que exigem do ator uma atitude Polipolarista Dialética em sua desenvoltura em cena, mesmo que sua opinião pessoal seja extremamente distante da necessária.

Essencial é que o ator, em palco, saiba conduzir o olhar da platéia com a perspicácia de originar um questionamento que, inerente à arte, seja motriz do desenvolver de um código de Ética tão idôneo quanto for possível, de acordo com uma Moral, que embora não seja Universal, seja suficiente para contribuir com a felicidade social e, principalmente, pessoal."


Nota Genesis: The Cinema Show

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s