Capítulo Trinta

Os Futuros Desafios de um Ator Teatral


"Osasco, Cidade da Catenária, reduto do Láite e de imitações de gêneros banalizáveis que afloram mundo afora… Faltam características que marquem positivamente este município abraçado à matricial metrópole paulistana. Há algo a mais que estruturas de concreto descendo conforme as newtonianas Leis da Natureza e coberturas fazendo o mesmo trajeto. Poderia ser esse diferencial estar na arte?

Eu estou vendo, não de uma maneira profética e imperativa, um movimento artístico próprio estar surgindo na cidade, uma Escola de Rock nos acordes das esculturas, uma CGBG da pintura artística, um Woodstock de eventos cênicos. Estou mais participativo nesse segmento.

Muitos acham que foi a virose do teatro se manifestando em mim, mas sinto que poderia estar mais integrado a essa esfera. Eis aí um desafio.

Ser ator é mais que apenas entreter. É um canal de indagação. Claro! Eu poderia estar falando plágio de centenas de pessoas do meio que ditam sobre o ‘ser’ ator como canal de reflexão e de expressividade. Mas o ‘ser’ ator devia ser substituído por um ‘estar’ ator, coisa que se muita gente pudesse compreender, com certeza o teatro poderia ser aproximado do público e não se tornar algo inatingível pela grande massa, visto que atores são vistos como deuses da dissimulação, tamanha sua habilidade (ou a falta dela) de assimilar num determinado momento, alguém que possa até ser oposto a ele. São muitas lendas a dissipar.

Contanto, não podemos desprezar a magia daquele que faz de um teatro algo orgânico, vivo, além do papel e do figurino, da iluminação e dos apetrechos: o ator, canal de interação entre as artes cênicas e o grande público.

E que essa interação seja mais que uma interação: ‘esteja’ uma interação unificadora sobre pessoa e teatro, que envolva sobriamente e beneficamente o espectador. Diferente do envolvimento com peças de concreto caindo do céu…"


 Zion y Lennox: Cuanto Tengo que Esperar Perreo Radio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s