Capítulo Vinte e Nove

Crônicas de Uma Rotina


"Quebrar a rotina, algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo

Em casa, nosso reduto particular, fazer tão esplendorosa tarefa é transcender os limites do possível. Pois que fazer algo diferente da rotina requer muita criatividade e um pouco de esforço físico para, ao menos, mudar a cara da situação.

E que situação é essa? A situação é aquela velha mania ‘acordamos, comemos, limpamos, comemos, nos lavamos, aproveitamos um pouco do nosso espaço e dormimos’ e se repete todos os dias… Não que eu esteja reclamando da limpeza , mas, acima de tudo, deve haver outro propósito caseiro nessa questão cotidiana. Falta uma visita? Alguém seria o elemento surpresa apto a diferenciar desse cotidiano suas tarefas? Fazer do seu quarto sua academia de dança ou seu salão de controle de uma LAN House, solitária mas acompanhada à distância por outros, que nem você, que fazem, mais do seu quarto, um território autônomo do país, um local onde impera a sua cultura, suas crenças e vissicitudes, e onde se enterram suas queixas, angústias e expectativas furadas, sem resquícios de sua passagem?

Eu digo talvez quanto a mim: ainda não pude experimentar a total privacidade de meu reduto visível… ainda há um elemento que liga esse meu mundo ao restante do macrouniverso que nos permeia e ao qual passamos a permear desde o dia de nosso nascimento, de forma invasiva e cooperante (o que não intui uma invasão maléfica, por sinal). Esse elemento é este no qual vos falo.

Enquanto houver sem exclusividade esta ferramenta aqui, haverá outras pessoas em torno da quinesfera do meu quarto, local onde tento, na possibilidade do dia-a-dia, quebrar a rotina."


Agora o 27F têm seção própria, e você pode receber nossas colunas através do RSS. Inscreva-se!!!


 Perreo Radio: Puro Reggaeton! Escuchalo y Perrea!!! Tocando Felito y Hector: Masacre Pa

Publicado por Potingatu

Bacharel e Licenciado em Língua Portuguesa (2010-7), FFLCH / FEUSP. Aspirante-a-mestre-acadêmico não-qualificado em Filología e Estudos do Discurso em L. P. (idem, 2017-8). Pesquisador juramentado diante do MCTI de Marcos Pontes e com préstimos ao 🇧🇷. Sigamos!

%d blogueiros gostam disto: