O Vigésimo Sétimo Fonema: oito

O probleminha dos Sapinhos


"Eram três sapinhos irmãos que desejavam pular sobre um rio para chegar do outro lado, e eles dispunham de um caminho de pedras contendo sete pedrinhas. Nadar não era com certeza a melhor solução, pois haviam crocodilos famintos esperando cair algo no rio, como se fossem peixes.

Seria fácil fazer essa travessia se os sapinhos pulassem, uma a uma, as pedrinhas do caminho, cada um por vez. Mas do outro lado do rio haviam três sapinhas irmãs que desejavam fazer o mesmo do outro lado. Aí começa a confusão.

Teriam então, os sapos e as sapas decidirem como atravessariam o rio em conjunto, com o menor número de saltos possíveis: uma simples tentativa de retornar poderia fazer com que algum deles escorregasse em direção ao rio, contendo os crocodilos famintos. Só uma coisa os ajudava: eles não pulavam sobre si mesmos, assim como as sapas não pulavam em si próprias, mas eles poderiam pular nelas e vice-versa.

Era uma decisão incabível aos sapinhos que nem eu pude resolver por eles. Somente uma companheira da minha querida área de Matemática pôde, com muita estratégia, orientar os sapos todos em suas jornadas de atravessar o rio."


O caso é real e está catalogado no MAM da UNIFIEO: Museu da Arte Matemática, Sala de Jogos, da Semana Cultural que, infelizmente termina hoje, sexta-feira.

 Beach Boys: I’m Waiting For The Day

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s