Bipolaridade
Bipolaridade, s. f. (fís.) Existência de dois pólos contrários num corpo; (psiq.) Divisão de personalidade em um mesmo sujeito (de bipolar)
Bipolar, adj. 2 gên. Que tem dois pólos.
"Quem já não viveu o duelo de si contra si mesmo?
Eu, por exemplo, vivo nesta dualidade bipolar de me apoiar numa decisão ou noutra totalmente distinta da primeira.
É o querer ceder, sem ceder. É o desistir, não desistindo. O prosseguir, ficando e o permanecer, caminhando.
É ouvir Jethro Tull pensando em Spice Girls, ou ouvir Everlife focando-se em King Crimson [sim, há esse conflito do novo e animado sobre o erudito e formalista].
É decidir almoçar à moda chinesa, querendo nosso brasileiríssimo arroz e feijão. Jantar o arroz sem feijão ou o macarrão com feijão, deixando o arroz de lado.
É trajar-se de social para limpar banheiro, ou de esporte para acompanhar um casamento.
Enfim, é fazer coisas sem anexo entre si. É ser dualista, bifurcado, presente nas ausências ou o contrário de tudo isso.
É escrever um texto sem sentido, de cunho filosófico bem oriental, buscar o equilíbrio; ou dialogar filosoficamente à moda francesa e alemã, criar confusão, divergir, fazer a convergência, redivergir e criar um círculo vicioso entre aqueles que os rodeiam.
É classificar, booleanamente, no verdadeiro ou falso, no certo ou errado, no benéfico ou no maléfico. Valorizar algo ou desvalorizar outros ítens…
E também fazer valer que emoção e razão possam caminhar juntas sem, se possível, sobreporem-se uma à outra, pois que nós somos condutores do nosso destino, e nesta pluraridade de conceitos surgem toda a idéia da Arte, o correto, o apreciável e o misterioso.
E, no fim, vemos que todas as pessoas de boas intenções estão na mesma bipolaridade querendo multipolarizar-se como indivíduos, tal como uma certa pessoinha que, sempre que possível, esta brincando com as palavras para criar conceitos, assim como eu [e é eu mesmo!!!]."
Aerosmith: Come Together