Questões de Raiz

Como irá funcionar, mais ou menos, esse blog


Ponto. s. m. (Gram.) Sinal com que se encerra um período. (Comp.) Indica a raiz de um caminho relativo; separador (do ingl. dot, do lat. ponctu; raiz, do ingl. root).


“De praxe, é necessário manter uma certa organização no meio de tanta bagunça, e visto experiências com outros blogs, percebi que tem certas coisas que muitos estão tentando procurar e não acham… Muitos, por exemplo, esperam [ou na pior das hipóteses, ficam procurando] achar algumas informações a mais a respeito daquele que lhes escreve.

Embora o perfil que o MSN nos forneçe ajude um pouco, ele ainda é muito limitado, eu, por exemplo, mais à frente estarei falando de minhas preferências musicais [já adianto: Rock está na cabeceira da lista] mas não curto apenas um tipo de música. Isso sem falar que há algumas outras espécies de informações que não tornam muito práticas as coisas. Em razão disso, ponho à disposição meu perfil do Orkut em um link na lista [doravante denominada bloco] identificada por um ponto [.], que estará contendo as informações principais sobre este blog: avisos importantíssimos, referências de grande utilidade, e futuros e possíveis contatos.

Para quem não vai com a cara do Orkut [como eu, no princípio] tem um alternativo, que é o perfil em minha conta de YAHOO!, no entanto esse é muito mais limitado que o do MSN, e o mantenho por causa de minha conta de e-mail, que das que tenho, é a que pesa menos para ser carregada nesta máquina ‘super’ potente. Mas tá valendo…

Vendo que possa compensar futuramente, disponibilizo um e-mail exclusivamente para este blog. O contato também será posto neste bloco.


Por que ‘.’ o nome desse bloco?

Usando a idéia de computação [para ambientes MS-DOS, por exemplo], o ponto indica um lugar de origem. Há quem dizem, nessa área, que o grupo de servidores de DNS que roteam todo o ambiente da internet são conhecidos, também por ‘.’. Como eles indicam as raízes do sistema, pensei: ‘Este é o bloco principal, precisa de um nome ou um sinal forte, e ao mesmo tempo, simples.’. Daí, lembrei deste. Para não dificultar a leitura quando precisar fazer referência a ele, venho chamá-lo de Root.


O que são os ‘..’ no Root e nos outros blocos?

Fazendo uso de minha experiência com meu outro blog, anterior a esse, criava uns blocos com nomes absurdamente esdrúxulos, e por muitas vezes me perguntava que links eles guardavam. Então decidi: ‘Fazer um tópico principal para cada um deles, como uma breve explicação do que é aquilo, e deve ter um sinal forte e simples, um pouco diferente do primeiro’. Então usando mais uma vez o MS-DOS como referência, se o ‘.’ faz referência à origem, o ‘..’ faz referência ao próprio local. Como usar também a expressão ‘dois pontos’ pode ser confusa, passo a chamá-lo de root também, mas com um complemento: root do Blogs de Base, root do Biblioteca. Root do Root, em particular, fica sendo root principal.


Para que eles servirão?

Para começo de conversa, a entrada atual será referenciada ao root principal. Em caso de surgir novos blocos, ou informar mudanças, alterações ou coisas semelhantes, os roots serão referenciados à entrada conveniente mais atualizada. Eles funcionarão como uma FAQ daquele bloco, e, por ora, estarão disponíveis na seção de ‘Internas’.

Havendo atualizações, para não haver necessidade de repetir todas as informações novamente, procurarei dispor o link do tópico anterior.


Todos os blocos terão um Root?

Somente os blocos que suportam a adição de ítens como links (até o presente momento, somente listas personalizadas, de blogs e de livros suportam referência por links).


O que acontece se eu ver ‘[…]’?

Irão indicar a estréia de uma nova categoria de pôstes [Talvez com exceção da categoria ‘Troféu Sapinho’].


 Em muito breve, mais novidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s